terça-feira, 6 de março de 2007

Bond, James Bond







O lançamento de Cassino Royale (que em 5 dias vai sair em DVD no mercado internacional mas ainda demora um pouco no Brasil) provocou uma enxurrada de títulos de Ian Fleming no mercado. No Brasil, as editoras Record e L&PM dividem a tarefa, mas - evidentemente - sem a possibilidade de uma uniformização da identidade visual dos 14 livros publicados com o personagem mais famoso de Mr. Fleming - sendo o último deles, um volume duplo contendo as novelas Octopussy e The Living Daylights, póstumo, lançado em 1966, dois anos depois da morte do autor.

Esqueçam as capas nacionais. Boas mesmo são as capas que a Penguin Books lançou em 2006, com um tratamento visual de primeira, cortesia do designer Richard Fahey. Com o aval de Roseanne Serra, diretora de arte da Penguin, Fahey mergulhou fundo no visual retrô - Casino Royale, o primeiro livro de Bond, foi publicado em 1953, e as histórias de Bond se passam praticamente todas na década de 1950, mal começando a década de 1960. Fahey usou a si próprio e sua esposa, Maria Cristina, como modelos em algumas das 14 ótimas capas. Você pode conferir algumas neste post. O resto você pode ver aqui.

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